Quando
pensamos na forma que as pessoas trabalham, muitas vezes acreditamos que elas
são como ratos em um labirinto: não estão em busca da liberdade, mas sim de
queijo. Eu tenho certeza de que a promessa de um pedaço de queijo pode ser uma
excelente motivação momentânea, mas isso não será permanente. O que eu quero
dizer? O dinheiro pode nos motivar por algum tempo, mas será apenas por um
tempo.
Na verdade,
há muito mais em jogo que o dinheiro: temos que ser motivados pelo significado
do nosso trabalho, pelo reconhecimento dos outros em nossa volta e, é claro,
pelo esforço que foi necessário para cumprir aquela tarefa.
Quanto mais difícil, mais satisfatória será e mais orgulho teremos.
Irei listar
3 dicas infalíveis para motivar seus Promotores de Venda:
1 – Reconheça os resultados
individuais:
Um dos
maiores pecados que um supervisor de merchandising pode cometer é não elogiar
sua equipe. E quando falo elogiar, não estou me referindo em fazer isso de
forma coletiva, e sim como indivíduos. Uma das coisas que um promotor mais
espera é o reconhecimento pelo seu trabalho. Isso pode ser feito da forma mais
simples possível:
A execução
foi bem feita? Elogie.
Um espaço
conquistado? Elogie.
Um trabalho
diferenciado? Elogie.
Seu promotor
de vendas tem de sentir-se motivado, seja por conta de um cross merchandising
ou qualquer outro tipo de material introduzido no PDV. Há muitos supervisores
de merchandising que demoram para visitar um setor e, quando o fazem, apenas
apontam e dizem: “isso está errado”, “aquilo pode melhorar” e por aí vai.
O verdadeiro
líder cria um ambiente que torna a liderança fácil de ser exercida. Como supervisor
de merchandising consigo aplicar isso, elogiar o que está certo e alertar o que
está precisando ser corrigido. A conclusão é: podemos conhecer cada promotor de
nossa equipe pelos frutos que produzem. Assim, se merecem elogio, não perca a
oportunidade fazê-lo.
2 – Reserve um tempo para trabalhar
ao lado de sua equipe
Sempre que
eu estou na loja de um promotor, procuro ajudar. Isso significa arregaçar as
mangas e buscar as caixas no depósito (nas lojas que permitem isso) e levar
para a loja junto com o promotor.
Muitos ficam
espantados, dizem que nunca tinham visto isso, mas esse e o meu objetivo: fazer
diferente.
O fato de trabalhar ombro a ombro com todos da minha equipe os motivava muito. Sem falar que estreitava a minha relação com todos profissionais. Assim, mantemos uma comunicação aberta e todos ficam mais à vontade para externar suas dificuldades e suas conquistas no ponto de venda.
Eu também me
coloco à disposição para aquele que precisam realizar um trabalho diferenciado.
Sempre incentivo eles a conversar com os gerentes nas lojas e, se conseguirem
um espaço com antecedência, me avise para que eu pudesse me programar e poder
ajudá-los na execução junto com mais um ou dois Promotores de outra área. É muito
mais que incentivar ou falar em uma reunião: a minha atitude passa mais
confiança e motivação.
3 – Crie campanhas de incentivo
As campanhas
de incentivo são outra maneira de motivar a sua equipe de promotores.
Geralmente, o que motiva os vendedores a vender mais e atingir suas metas é
poder ganhar uma comissão ou outros prêmios de incentivo. Com os promotores,
isso não é diferente.
Incentivá-los
por meio de uma “comissão”, ou com alguma premiação de acordo com resultados
obtidos, traz ótimos resultados. Como disse no início, o dinheiro não é o fator
principal para a motivação, mas não podemos negar que ele pode nos ajudar a ter
qualidade de vida. O retorno é imediato: motivação.
Una isso ao fato de uma campanha ser vista como uma competição: se é competição, há conquistas, ganhadores e vencedores. Você entendeu onde quero chegar, certo? A possibilidade de sucesso e vitórias podem mover qualquer ser humano!
Eu acredito
seriamente que esses três fatores são fundamentais para se ter uma equipe
motivada e, melhor ainda, permanentemente empenhada em bons resultados. E você,
o que acha? Acredita que esses fatores realmente são importantes? Comente e nos
ajude a enriquecer ainda mais o conteúdo do blog.
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