sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

3 Dicas Infalíveis para Motivar a sua equipe de Promotores de Venda - Por: Edson Souza

Quando pensamos na forma que as pessoas trabalham, muitas vezes acreditamos que elas são como ratos em um labirinto: não estão em busca da liberdade, mas sim de queijo. Eu tenho certeza de que a promessa de um pedaço de queijo pode ser uma excelente motivação momentânea, mas isso não será permanente. O que eu quero dizer? O dinheiro pode nos motivar por algum tempo, mas será apenas por um tempo.

Na verdade, há muito mais em jogo que o dinheiro: temos que ser motivados pelo significado do nosso trabalho, pelo reconhecimento dos outros em nossa volta e, é claro, pelo esforço que foi necessário para cumprir aquela tarefa.

Quanto mais difícil, mais satisfatória será e mais orgulho teremos.


Irei listar 3 dicas infalíveis para motivar seus Promotores de Venda:

1 – Reconheça os resultados individuais:

Um dos maiores pecados que um supervisor de merchandising pode cometer é não elogiar sua equipe. E quando falo elogiar, não estou me referindo em fazer isso de forma coletiva, e sim como indivíduos. Uma das coisas que um promotor mais espera é o reconhecimento pelo seu trabalho. Isso pode ser feito da forma mais simples possível:

A execução foi bem feita? Elogie.
Um espaço conquistado? Elogie.
Um trabalho diferenciado? Elogie.

Seu promotor de vendas tem de sentir-se motivado, seja por conta de um cross merchandising ou qualquer outro tipo de material introduzido no PDV. Há muitos supervisores de merchandising que demoram para visitar um setor e, quando o fazem, apenas apontam e dizem: “isso está errado”, “aquilo pode melhorar” e por aí vai.

O verdadeiro líder cria um ambiente que torna a liderança fácil de ser exercida. Como supervisor de merchandising consigo aplicar isso, elogiar o que está certo e alertar o que está precisando ser corrigido. A conclusão é: podemos conhecer cada promotor de nossa equipe pelos frutos que produzem. Assim, se merecem elogio, não perca a oportunidade fazê-lo.

2 – Reserve um tempo para trabalhar ao lado de sua equipe

Sempre que eu estou na loja de um promotor, procuro ajudar. Isso significa arregaçar as mangas e buscar as caixas no depósito (nas lojas que permitem isso) e levar para a loja junto com o promotor.

Muitos ficam espantados, dizem que nunca tinham visto isso, mas esse e o meu objetivo: fazer diferente.


O fato de trabalhar ombro a ombro com todos da minha equipe os motivava muito. Sem falar que estreitava a minha relação com todos profissionais. Assim, mantemos uma comunicação aberta e todos ficam mais à vontade para externar suas dificuldades e suas conquistas no ponto de venda.

Eu também me coloco à disposição para aquele que precisam realizar um trabalho diferenciado. Sempre incentivo eles a conversar com os gerentes nas lojas e, se conseguirem um espaço com antecedência, me avise para que eu pudesse me programar e poder ajudá-los na execução junto com mais um ou dois Promotores de outra área. É muito mais que incentivar ou falar em uma reunião: a minha atitude passa mais confiança e motivação.

3 – Crie campanhas de incentivo

As campanhas de incentivo são outra maneira de motivar a sua equipe de promotores. Geralmente, o que motiva os vendedores a vender mais e atingir suas metas é poder ganhar uma comissão ou outros prêmios de incentivo. Com os promotores, isso não é diferente.

Incentivá-los por meio de uma “comissão”, ou com alguma premiação de acordo com resultados obtidos, traz ótimos resultados. Como disse no início, o dinheiro não é o fator principal para a motivação, mas não podemos negar que ele pode nos ajudar a ter qualidade de vida. O retorno é imediato: motivação.


Una isso ao fato de uma campanha ser vista como uma competição: se é competição, há conquistas, ganhadores e vencedores. Você entendeu onde quero chegar, certo? A possibilidade de sucesso e vitórias podem mover qualquer ser humano!

Eu acredito seriamente que esses três fatores são fundamentais para se ter uma equipe motivada e, melhor ainda, permanentemente empenhada em bons resultados. E você, o que acha? Acredita que esses fatores realmente são importantes? Comente e nos ajude a enriquecer ainda mais o conteúdo do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário