sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Materiais de Merchandising: diferencial no Ponto de Venda

Para começar, é válido lembrar que muitos estudos e pesquisas já foram desenvolvidos para comprovar não só a importância, mas também a influência que os Materiais de merchandising exercem na decisão de compra do shopper.


Em uma de suas pesquisas, o POPAI comprovou que os consumidores prestam muita atenção aos materiais de PDV. Esse estudo tinha como objetivo comprovar que o Ponto de Venda é uma mídia mensurável, o que se provou sem contestação alguma, já que o material de PDV está ali na ocasião da compra onde decidimos que produtos vamos levar. Não restam dúvidas da importância e da eficiência dos materiais de merchandising.

Para enriquecer ainda mais nosso conhecimento, o estudo ainda mostrou que houve aumento nas vendas de 49% em média para materiais de merchandising afixados no ponto natural, e de 41% em média para displays e pontos extras. Ou seja, os materiais de ponto de venda cumprem funções importantes, principalmente no que diz respeito à impactar e persuadir o shopper.

Materiais de Merchandising: no PDV, é claro!


Como supervisor de merchandising eu não tenho dificuldades em munir minha equipe com esses materiais, mas a dificuldade está em fazer eles entenderem que o material não pode ficar em sua casa, no cantinho da bagunça. Esses materiais devem estar nas lojas!

Uma das piores coisas, no meu ponto de vista (e tenho certeza que não sou o único), é visitar uma loja, procurar um display e, depois de muito procurar, descobrir que ele está jogado no depósito. Ou pior, ver o seu display cheio de produtos do concorrente.

O promotor que visita uma loja com frequência não deve permitir que isso aconteça em hipótese alguma, afinal, esses matérias tem um custo alto. Isso quer dizer que devemos obrigar o cliente ficar com o display? De forma alguma, mas devemos procurar de todas as formas argumentar a importância daquele material na sua loja.

Quais os Materiais de Merchandising mais eficientes?


A cada dia que passa é mais difícil utilizarmos os materiais de merchandising, principalmente nas grandes redes. Essa não é uma dificuldade só minha: tenho certeza que muitos outros profissionais de trade enfrentam o mesmo desafio.


É difícil dizer que material é mais fácil aplicar, ou qual é mais eficiente. Isso porque vai variar muito de acordo com o segmento de cada um, a região, as lojas, etc. Uma coisa é muito importante, independente do material e do segmento: acompanhamento. Como mencionei no exemplo acima, não podemos simplesmente colocar esse material nas mãos dos promotores da nossa equipe e achar que nossa missão está cumprida.

O supervisor de merchandising, que é o elo entre promotor e empresa, deve frisar a importância desses materiais em cada reunião, deixando clara a importância que esses dispositivos tem no ponto de venda.

Ainda é válido bater em mais uma tecla: sempre que “rodar” nos setores, verifique se os materiais estão sendo aplicados e, se não estiverem, procure saber com cada promotor a razão e o porquê de ‘determinado material’ não estar em ‘determinada loja’. Isso não é uma simples cobrança, mas um apoio aos promotores para eles utilizarem da melhor forma possível essas ferramentas de merchandising.

Nenhum comentário:

Postar um comentário